O crescimento do setor gastronômico no Brasil

Na contramão de todas as previsões, apesar da crise que vive o Brasil desde 2013, o mercado de gastronomia vem crescendo no país, gerando oportunidades de negócios e empregos e movimentando a economia em uma ascendência constante.
O mercado da alimentação fora do lar, que engloba restaurantes e bares, já se mostrou um dos mais fortes da economia brasileira, e atualmente atrai cada vez mais empreendedores. De acordo com o Sebrae, 3 em cada 10 brasileiros que perdem o emprego não voltam ao mercado de trabalho formal, e passam a utilizar indenizações e fundo de garantia para investir no seu próprio negócio.
No Brasil, a alimentação fora do lar representa 33% dos gastos com alimentos e bebidas e deve levar todo setor de food service a movimentar por volta de R$ 300 bilhões ao ano. E esse número pode crescer. Enquanto um americano compromete cerca de 40% de sua renda disponível com alimentos e bebidas, no Brasil ainda há espaço para crescer.
O setor de gastronomia já emprega mais gente do que o da construção civil, e continua crescendo. O ramo da gastronomia é sempre um atrativo para novos empreendedores e para aqueles que desejam expandir os seus negócios. Um outro fator importante que devemos considerar é o fato de o Brasil ser um país de forte atividade turística. Para o turismo, a gastronomia é essencial.