Datas comemorativas: 4 dicas para lucrar muito mais

A gente sabe que as datas comemorativas costumam agitar o mercado. Presentes, reuniões em família, almoços, jantares, sobremesas… Tudo isso movimenta bastante a economia. É claro que você não vai perder essa oportunidade para vender mais, né?! Pensando nisso, separamos 4 dicas para você aproveitar as datas comemorativas para lucrar muito mais. Confira!
1. Separe as melhores datas
Se você quer aproveitar as datas para vender mais, o primeiro passo é separar essas datas, certo?! De modo geral, as datas que mais movimentam o mercado financeiro são: natal, dia das mães, dia das crianças e dia dos namorados, mas também há outras datas que podem ser importantes para o ramo alimentício. Entre elas estão:
- Páscoa
- Festa junina
- Sexta-feira santa
Há também as comemorações regionais e feriados da cidade que podem movimentar a economia local. Fique atento!
2. Planejamento e divulgação
Independentemente do tamanho do seu negócio, uma coisa é essencial: planejamento. Depois de fazer o levantamento das datas comemorativas que você vai trabalhar, você deve:
- Definir o investimento
- Fazer um levantamento da quantidade de alimento que será usado para a data
- Definir como você irá embalar e apresentar os pratos.
Definindo tudo isso, comece a divulgar as novidades preparadas especialmente para a data comemorativa. Tire fotos, mostre o produto finalizado já na embalagem e poste nas redes sociais.
Assim, seus clientes já conseguem visualizar o que você tem disponível e já conseguem fazer as encomendas. É bom para o cliente, que consegue garantir o prato com antecedência e para você, que consegue se planejar para entregar tudo no dia.
3. Feedback faz toda diferença!
Sabe aquele ditado que diz que o cliente tem sempre razão? Nem sempre é assim, mas a opinião dos seus clientes pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.
Você pode, por exemplo, vender os pratos por um preço menor antes de lançar oficialmente as vendas para as datas comemorativas. Venda para um grupo e peça para eles avaliarem tudo. Desde o atendimento até a embalagem do alimento. Com isso, você usa o feedback para aprimorar os pontos positivos e corrigir os pontos negativos.
4. Pare e reflita!
Depois de colocar tudo isso em prática, pare e reflita:
- Qual foi a data que te deu mais lucro?
- Você conseguiu usar o orçamento que estava planejando?
- A quantidade de alimento separada foi o suficiente? Faltou? Sobrou?
- As embalagens valorizaram o seu produto?
- Como foi a divulgação nas redes sociais? Muita gente fez encomenda com antecedência? Muitos pedidos em cima da hora?
Toda essa reflexão é muito importante para que você visualize e identifique tudo o que deu certo e tudo que ainda precisa ser lapidado para as próximas datas.
Seguindo todas essas dicas, você com certeza vai conseguir focar no seu negócio para aproveitar as datas comemorativas para lucrar mais.