Café, paixão nacional

Enviado: 24 de maio de postado por: SS Embalagens

Café passado, café com leite, café pingado, café expresso… Do jeito que for, desde que seja café, não é mesmo? Quem não gosta de um bom cafezinho que atire a primeira pedra. Há quem diga que o dia do café é dia 14 de abril, outros que o dia do café é 24 de maio. Nós dizemos que todos os dias é dia desse néctar dos deuses.

O café é uma das bebidas mais produzidas e consumidas do mundo e há estudos científicos que comprovam os efeitos e benefícios do café no organismo. Além de acelerar o metabolismo, melhorar a concentração e estimular a memória, algumas descobertas menos famosas podem servir para explicar por que tantas pessoas gostam — ou são quase viciadas — na bebida cafeinada:

Um estudo feito pela Universidade de Barcelona, na Espanha, mostrou que, após 10 minutos, a cafeína atinge metade de sua concentração máxima no sangue, suficiente para começar a causar algum efeito. Em 45 minutos, quando alcança o nível máximo, já pode deixá-lo mais alerta. Dependendo da velocidade com que o organismo absorve a “droga”, é possível manter esse efeito por 3 a 5 horas.

Além da cafeína, vários compostos do café fazem bem para a saúde. Os outros compostos incluem antioxidantes, que protegem o corpo dos malefícios de radicais livres. Essas moléculas causam envelhecimento e estão associadas a doenças como câncer e problemas cardíacos, distúrbios que o café também ajuda a prevenir.

Como nós também não abrimos mão de um bom cafezinho, fornecemos copos térmicos que mantém sua bebida quente por mais tempo. Afinal, ninguém gosta é de café velho e gelado, né?