A importância da higiene alimentícia

Enviado: 18 de abril de postado por: SS Embalagens

Os alimentos são como um combustível para o nosso corpo. São eles que nos dão a energia necessária para desenvolver todas as tarefas do nosso dia a dia. Portanto, a higiene alimentar é tão importante e envolve tantos cuidados, como a embalagem correta para cada alimento, o prazo de validade da comida que compramos, em quanto tempo vamos consumi-la, como manuseamos e onde comemos.

Ao final de uma vida inteira, um homem normal terá consumido cerca de cinquenta toneladas de alimento, o que garantiu a esse indivíduo sua longevidade. No entanto, essa longevidade só acontece de fato se os cuidados básicos foram tomados para que os alimentos atuem de fato como combustível para o organismo, e não como portadores de doenças.

As possibilidades de se contrair uma doença, muitas vezes fatal, são mais concretas do que supomos e, para que isso não ocorra, os alimentos devem ser preparados com higiene.

Comer qualquer alimento sem nenhuma precaução, pode trazer algumas consequências, principalmente se esse alimento não for embalado corretamente e ficar exporto de forma inadequada. Preocupada com o bem-estar do consumidor, a SS embalagens fornece todos os tipos de embalagens para o ramo alimentício. Por que não há nada mais gostoso do que comprar um pão quentinho na padaria e saber que ele foi preparado com atenção e carinho, não é mesmo?

As principais causas de infecções estomacais são as comidas compradas nas ruas, pois é possível que elas não se encontrem em bom estado de conservação, o calor pode gerar alterações biológicas e fazer com que elas se deteriorem mais rápido. Pensando nisso, separamos algumas dicas de higienização dos alimentos:

  • Evite comer na rua, só compre se tiver certeza de que é seguro e que o vendedor tem higiene no preparo;
  • Antes de comer, lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel para desinfetar;
  • As frutas, verduras e embalagens que forem guardadas na geladeira, devem ser lavadas antes de armazenadas e também de serem consumidas;

Busque certificar-se de que o alimento que comprou está dentro do prazo de validade e as embalagens não devem estar amassadas ou rompidas;

  • Não use utensílios de madeira no preparo dos alimentos: o material é propício a proliferação de micro-organismos;
  • Antes de começar a cozinhar, lave bem as mãos e prenda os cabelos;
  • Para desinfecção de frutas e verduras: dilua uma colher de água sanitária em um litro de água e deixe os alimentos de molho por 15 minutos. Depois, é só enxaguar em água corrente e pode ser consumido.